Existem diversos tratamentos para rejuvenescer a pele, mas consideramos essencial buscar em qualquer um deles o respeito à identidade visual do paciente, sua expressão como pessoa e a naturalidade do resultado.

Atualmente, com a variedade e evolução das tecnologias disponíveis, esses benefícios podem ser conquistados não apenas de forma mais confortável e indolor, como também rapidamente, em apenas um dia.

Nossa clínica trabalha com o conceito de beleza natural, com respeito a cada indivíduo, em que várias tecnologias são associadas para realizar em um único dia diferentes processos, de forma a facilitar a vida dos pacientes de São Paulo e de outras regiões do país.

Além das novas tecnologias, os tratamentos envolvem ativos e técnicas capazes de atenuar as perdas estéticas da pele causadas pelo tempo, pelo fotoenvelhecimento, por mudanças hormonais, estilo de vida, gravidade e outros fatores.

Os preenchimentos faciais realizados com ácido hialurônico preenchem vincos e resgatam o contorno facial.

A toxina botulínica continua a ser uma opção para tratar marcas de expressão e qualidade da pele, especialmente ao redor dos olhos, da testa e do pescoço. E, quando combinada ao preenchimento com ácido hialurônico, consegue promover um rejuvenescimento global e mais natural do rosto.

Aparelhos de última geração que utilizam radiofrequência, ultrassom e lasers cada vez mais potentes e seguros são tratamentos de eleição no combate à flacidez. Ao atingirem as camadas profundas da pele, estimulam a produção de colágeno e funcionam como um gatilho para o próprio organismo trabalhar e obter um novo suporte de sustentação cutânea.

Os nutracêuticos, produtos que unem benefícios da nutrição aos farmacêuticos, representam um reforço a mais para o rejuvenescimento. Cápsulas de colágeno, vitamina E, vitamina C, entre outras substâncias, ajudam a desenvolver as fibras elásticas e a combater os efeitos dos radicais livres, grandes vilões do envelhecimento orgânico.

Ativos altamente eficazes também estão presentes através dos tratamentos tópicos que complementam e mantêm os efeitos obtidos em consultório.

Uma grande novidade, vem agora com a Dermagenética, o exame de DNA que permite descobrir particularidades do organismo e atuar de forma individualizada tanto na prevenção do melanoma e outras doenças dermatológicas, como no envelhecimento cutâneo.

 

Como acontece o envelhecimento da pele facial?

O principal fator implicado no envelhecimento da pele é a exposição crônica ao sol. Obviamente fatores individuais, especialmente o genético é o critério básico para que haja envelhecimento. O tipo de vida do indivíduo quer seja por motivos profissionais (trabalhador rural, por exemplo), quer seja por estresse também podem interferir no envelhecimento cutâneo facial.

 

Quais fatores externos e internos provocam este envelhecimento?

Conforme já dissemos, o principal fator causal externo é o sol.

“Se eu pudesse viver a minha vida novamente, me exporia menos ao sol ou usaria mais filtro solar”, na realidade o que gostaria de dizer é que o efeito do sol na pele é crônico, só vão aparecer 40, 50 anos após a exposição e os primeiros 20 anos de exposição ao sol são decisivos marcadores do envelhecimento. Quanto aos fatores internos além do estresse emocional, algumas patologias como diabetes e hipertireoidismo também podem interferir no envelhecimento, porem têm menor importância. Não podemos esquecer que também o cigarro passa a ser outro formador do envelhecimento da pele facial.

 

Quais são as necessidades da pele facial?

Além do uso do filtro solar diariamente, especialmente nos países ensolarados a pele do rosto necessita de higiene e hidratação diários.

 

Quais produtos que podem vir a bloquear o envelhecimento?

Bons filtros solares que bloqueiem o UVA, UVB e o UVC. Outros comprimentos de onda têm sido estudados no envelhecimento, mas ainda não se conhece seu efeito exato na pele.

 

O que existe hoje em dia em tratamento de rejuvenescimento?

Muita coisa. Praticamente a mulher de hoje pode ser “reconstruída “ tanto em forma quanto em textura utilizando princípios da cosmiatria médica. A cirurgia plástica reconstrói a flacidez praticamente sem cicatrizes. A técnica endoscópica faz a intervenção sem nenhum corte. Técnicas de preenchimento utilizando colágeno, gordura ou ácido hialurônico preenchem rugas e cicatrizes. A toxina botulínica paralisa rugas indesejáveis de expressão. O laser remove pelos indesejáveis, manchas e até permite a troca da pele fotoenvelhecida por uma nova pele.

 

Como esses tratamentos agem sobre a pele e que tipo de reação eles provocam para combater o envelhecimento?

Se a necessidade é uma depressão, ruga ou cicatriz o tratamento deve agir preenchendo essa depressão; pode ser feito com substâncias de duração maior ou menor. Se a necessidade é uma forte ruga de expressão na testa ou ao redor dos olhos ou mesmo o pescoço enrugado, a toxina botulínica age paralisando temporariamente estas rugas. O laser atua atualmente em diversas áreas da medicina cosmética: faz a depilação prolongada ou definitiva, evapora vasos e manchas e ainda é capaz de remodelar o colágeno quando o processo de envelhecimento é intenso. Mesmo tumores atualmente podem ser tratados sem cortes através da terapia fotodinâmica. Claro, para cada uma destas indicações há um tipo específico de laser a ser utilizado.

 

Quais cuidados diários que as pessoas devem tomar para prevenir o envelhecimento?

Uso de filtros solares, bons agentes de limpeza como sabões no caso da pele oleosa e cremes demaquilantes no caso de pele normal ou seca, bons hidratantes contendo princípios ativos com vitaminas e ácidos individualizados para cada caso.

 

O que você acha que mudou na pele das mulheres com o passar dos anos?

Não é só a pele da mulher que mudou. O fato de a mulher estar no mercado de trabalho torna quase que obrigatório o cuidado com a aparência física e psicológica. As mulheres de hoje fazem ginástica, psicoterapia, injetam toxina botulínica, fazem depilação definitiva, preenchem e evaporam rugas, e fazem plásticas quando o formato facial ou corporal não lhes agrada.

É uma nova mulher que não deseja “envelhecer “, mas sim tornar-se própria para a idade e competitiva para o mercado de trabalho e de afetos.

 

Como será a pele da mulher no novo milênio? E a mulher?

Tenho a esperança que as nossas crianças bem orientadas quanto ao sol tenham a pele sem manchas e rugas como as nossas bisavós que não se expunham ao sol. Quanto à mulher acredito que vá atingir um equilíbrio físico e psíquico na busca de si mesma.

 

O que está sendo desenvolvido para o rejuvenescimento pensando na mulher do futuro?

De fato, a cosmiatria é a especialidade da virada do século e cada vez menos invasiva e com resultados rápidos, sem afetar o cotidiano dos pacientes.

 

Em base no que a medicina estuda outras químicas que podem vir a retardar o envelhecimento?

A engenharia genética pode mudar este cenário de uma maneira drástica e definitiva. Gens poderão ser injetados modificando a característica de pele do indivíduo.

Atualmente o processo químico envolvendo cremes de última geração, que agora sim penetram melhor a barreira da pele estimulando colágeno e eliminando manchas, muitas vezes fazendo desaparecer rugas superficiais.