O que é a Celulite?

Nome Científico: Hidrolipodistrofia Ginóide, Lipodistrofia Edemato: Fibroesclerótica

A celulite é caracterizada pelo surgimento de ondulações na pele. O aumento do tecido gorduroso que se aloja sob a pele (camada subcutânea ) é o responsável pela celulite dando um aspecto de casca de laranja na pele.

Há algumas razões que levam a um aparecimento maior de celulite. Além da predisposição genética, existe a possibilidade da celulite estar associada a outros fatores como, por exemplo, fatores hormonais, alimentação inadequada e vida sedentária.

A falta de oxigenação das células de gordura contribui para o acúmulo de tecido adiposo. Devido a uma alteração na microcirculação, há um aumento do tecido gorduroso formando nódulos e depressões subcutâneas comprimindo os vasos sanguíneos e linfáticos impedindo uma melhor nutrição das células o que favorece o acúmulo de toxinas.

 

Tipos de Celulite

Grau 1: A celulite somente é percebida quando ao pressionar a pele observa-se uma discreta deformidade na área. Neste grau não há alterações circulatórias. Há um leve acúmulo de gordura.

Grau 2: Neste estágio é possível perceber a celulite ao olhar para a região. Há um inchaço derivado do acúmulo de gordura. A celulite torna-se palpável e não é dolorosa. Neste grau há alterações circulatórias locais.

Grau 3: O aumento do volume das células gordurosas causam a alteração do tecido formando nódulos subcutâneos visíveis na superfície da pele (casca de laranja). O endurecimento do tecido gorduroso provoca uma maior deficiência circulatória e maior acúmulo de toxinas celulares. Neste estágio ela pode ser dolorosa quando pressionada.

Grau 4: Este grau é mais comum em pessoas com diabetes e obesidade. Há um distúrbio completo nas células e tecidos, que apresentam eficiência circulatória. O aspecto é de grandes áreas com nodulações e depressões, podendo ocorrer fibrose local.

Os tratamentos mecânicos são fundamentais no processo de combate à celulite, mas sempre devemos associar uma boa alimentação, prática de exercícios físicos e hábitos saudáveis para que o resultado seja definitivo.

 

Tratamentos

Velashape II®

É um equipamento que oferece uma combinação de técnicas para o tratamento da celulite e redução da circunferência corporal. O procedimento engloba radiofrequência, Infravermelho, Suave pressão negativa (sucção) e manipulação mecânica. Indicado para definir contorno corporal, Perda de medidas e tratamento da flacidez.

A radiofrequência proporciona um aquecimento interno na derme profunda e estimula o metabolismo, obtendo um efeito lipolítico. Sua função principal é a estimulação dos fibroblastos para produzir colágeno e elastina para aumentar a firmeza da pele.

A movimentação que obtemos com a sucção aumenta o fluxo sanguíneo e linfático, melhora a eliminação de resíduos e ajuda a soltar as camadas cutâneas e subcutâneas, obtendo resultados magníficos.

O infravermelho estimula o metabolismo, ativação celular, reabsorção de edemas, aumenta o aporte de oxigênio e melhora o intercâmbio celular.

A ação da massagem dos rolos oferece uma agradável sensação, ao mesmo tempo que estimula a circulação, auxiliando na eliminação dos edemas e retenção de líquidos.

O tratamento é indolor e são necessárias aproximadamente 8 sessões em cada área tratada, uma vez por semana.

 

Thermage®

Aparelho de radiofrequência capacitiva que aquece de forma segura as camadas mais profundas da pele, estimulando o colágeno existente e levando á produção de novo colágeno, desta forma a pele se torna perceptivelmente mais lisa, tonificada e firme.

O procedimento ajuda a renovar o colágeno nas três camadas cutâneas: epiderme, derme e camadas subcutâneas profundas (gordura). Desta forma as células de gorduras são comprimidas pelas fibras colágenas resultando numa melhora do contorno corporal e da flacidez da pele.

O tratamento consiste em uma única sessão, onde somente é percebido um leve aquecimento da pele. Os resultados surgem imediatamente e podem durar até 18 meses, dependendo do estado da pele e do processo de envelhecimento da pessoa.

Após o tratamento, pode-se retornar a rotina normal rapidamente.

 

Manthus®

É um equipamento computadorizado, extremamente preciso e versátil, constituído por geradores de ultrassom e correntes analgésicas para tratamento da celulite.

O manthus foi desenvolvido com base na hipótese concreta que, a combinação dos efeitos do ultrassom com os da corrente promoveria considerável melhora na eficácia da lipólise convencional executada apenas com ultrassom.

Este método visa o tratamento da celulite além de ser um intensificador da penetração de princípios ativos (fonoforese), otimizar a lipólise e ativar o sistema linfático. Também pode ser utilizado como pré–tratamento á mesoterapia.

 

Drenagem linfática®

A drenagem linfática é uma massagem que pode ser feita tanto por aparelhos específicos como manualmente com o objetivo de ativar a circulação sanguínea e linfática.

Essa drenagem é realizada por um profissional especializado e deve ser aplicada com movimentos leves, de forma suave e com ritmo lento, massageando os linfáticos e favorecendo o retorno venoso.

Desta forma o corpo humano tem mais facilidade de eliminar as toxinas e os radicais livres acumulados. Com esta massagem é possível drenar o inchaço causado pela celulite.

 

Tratamento local®

Algumas substâncias podem ser utilizadas sob a forma de Géis ou Cremes Redutores podendo ser aplicados sobre a pele através de massagens superficiais nas áreas com celulite. São utilizados alguns ativos como: Cafeisilane, Liporeductyl, Amarashape, Adiphol, Drenacell, Ginkgo Biloba, Centella asiática e outras enzimas redutoras.

 

Tratamento sistêmico®

A investigação endocrinológica deve ser focada especialmente nas pacientes com alterações hormonais e com variações de peso, nestas pessoas o tratamento sistêmico deve ser específico para cada patologia.

Além disso, existem substâncias específicas no tratamento da celulite que incluem thiomucase, centella asiática, asiaticoside e mais recentemente os novos complexos vitamínicos que além de proporcionar os cofatores necessários para a formação do colágeno, estimulam uma maior degradação da gordura localizada e eliminação da retenção hídrica. A ingestão de água e outros líquidos deve ser estimulada, pois melhora as trocas metabólicas a nível do tecido afetado.

 

Smoothshape®

É um aparelho que utiliza a Fotomologia, a tecnologia mais avançada no combate à celulite desde os graus iniciais (1 e 2) até graus mais avançados (3 e 4). A Fotomologia é uma tecnologia exclusiva que trata celulite e gordura subcutânea através da combinação dinâmica da energia da luz e do laser de diodo direcionados aos septos fibrosos e células de gordura aumentadas, aliada a uma massagem suave e vácuo, a fim de estimular o processo celular natural e modificar a atividade das células. O colágeno é remodelado, a pele fica mais firme e retraída e as células de gordura restauradas. O estímulo do processo metabólico minimiza as causas da celulite tais como: edema, má circulação sanguínea, redução do metabolismo celular e inflamação crônica.

 

Maximus Med®

O único sistema que utiliza três tecnologias para tratar as quatrocamadas de tecido – a epiderme, a derme, a hipoderme e o músculo.

A tecnologia TriFracionado rejuvenesce a camada externa da pele. Centenas de pequenos raios de energia de radiofrequência penetram na epiderme e criam microperfurações. As células da pele, envelhecidas e danificadas, são removidas e o corpo produz uma pele nova e saudável.

A tecnologia TriLipo de Radiofrequência aquece a camada da derme provocando a contração e a regeneração das fibras de colágeno. Simultaneamente, o aquecimento provoca a secreção de ácidos graxos e a diminuição das células de gordura. A camada muscular é ativada, ajudando o corpo a liberar rápido, naturalmente e com segurança a gordura líquida.

Ao tratar as quatro camadas de tecido, proporciona resultados sem precedentes de contorno corporal.