É o uso de substâncias aplicadas pelo dermatologista para corrigir sulcos, melhorar contornos superficiais, suavizar ou eliminar rugas, preencher os lábios, reduzir cicatrizes e outras depressões na pele. Realizado em consultório, o objetivo desse procedimento é preencher e/ou dar volume a certas áreas. O preenchimento pode ser feito com:

Ácido hialurônico: Apresenta riscos mínimos de rejeição porque existe naturalmente no corpo. Seu efeito não é definitivo, mas permanece, em média, de um a dois anos. Esse ácido não estimula o colágeno, mas “atrai” a água para a região onde foi aplicado e, assim, repõe o volume perdido. É recomendado para os sulcos nasogenianos (bigode chinês) e rugas finas, como ao redor dos lábios e olhos. Volumes podem ser repostos e áreas extrafaciais também podem ser tratadas.

Hidroxiapatita de cálcio: É uma substância bastante segura, pois não causa alergias nem efeitos colaterais e pode ser aplicada na derme profunda. Corrige sulcos nasogenianos profundos (“bigode chinês”), elimina rugas e melhora a textura da pele, pois estimula o colágeno. Também é indicado para aumentar o volume do queixo e da região malar. Seu efeito é duradouro, próximo a dois anos. Pode ser usado ainda para o preenchimento do dorso das mãos, com ótimo resultado.

Ácido Polilático (Sculptra): Uma vez aplicado na pele, ele age fazendo com que as células aumentem a produção de colágeno (bioestimulador). Pode-se realizar até três sessões com intervalos mensais. A aplicação pode ser realizada em determinadas áreas da face e em várias áreas corporais.