Alterações presentes no nascimento ou de crescimento rápido pós-nascimento, formada pela concentração de capilares em determinada área. A mancha em vinho do Porto é uma malformação arteriovenosa (MAV) presente ao nascimento e que não regride espontaneamente. Geralmente unilateral e segmentar, respeita a linha média do corpo. O tratamento de escolha é o Pulsed Dye Laser.

O hemangioma neonatal é superficial e preocupa apenas esteticamente, pois não apresenta nenhuma gravidade. É fácil reconhecê-lo: ao comprimir levemente a mancha, temos a impressão de que ela desaparece. Outra característica é que, se a criança chora, fica nervosa ou faz força para evacuar, o hemangioma fica mais vinhoso. Pode sofrer também alteração na cor devido ao frio ou ao calor. O hemangioma neonatal regride naturalmente em 90% dos casos. Algumas crianças também podem apresentar o hemangioma da infância, que não se caracteriza por manchas, mas por tumores vermelhos de pequenos a grandes volumes que podem comprimir áreas importantes, como, por exemplo, olhos, nariz, etc.

Nesses casos, além do problema estético, pode haver sangramento significativo, que provoque anemia, e a recomendação é fazer compressão, para evitar a perda de sangue, e levar a criança ao médico. Sempre que procurada, recomendo a retirada desses tipos de hemangioma, uma vez que a maioria não regride espontaneamente. A retirada deve ser feita antes que a criança passe a apresentar problemas psicológicos e sociais.